Será que o hábito de usar chupeta pode prejudicar a saúde dos bebês e crianças? Confira a resposta!
Quando se trata de bebês, é comum surgirem várias dúvidas sobre a saúde bucal.
Uma das questões mais frequentes entre pais e responsáveis é: o uso de chupeta é prejudicial para o desenvolvimento das crianças? A resposta é sim, pode ser prejudicial.
Quais são os riscos associados ao uso de chupeta? Continue lendo para esclarecer suas dúvidas sobre o tema!
Os riscos associados ao uso de chupeta incluem problemas como dentes desalinhados, mordida aberta, dificuldades respiratórias e um aumento na probabilidade de cáries.
Vamos explorar esses pontos com mais detalhes a seguir. Continue a leitura!
Dentes desalinhados
Dentes tortos são uma das principais consequências do uso prolongado de chupeta. O objeto pode empurrar a arcada dentária para frente e causar o apinhamento dos dentes, ou seja, os dentes ficam sobrepostos, dificultando o espaço para o surgimento de novos dentes.
Mordida aberta
A mordida aberta é outro problema que pode ocorrer devido ao uso de chupetas. Com o tempo, essa condição pode levar até à perda dentária, o que torna a prevenção ainda mais importante!
Dificuldades respiratórias
Essas mudanças podem fazer com que a criança respire pela boca, contribuindo para problemas respiratórios, especialmente durante a noite, além de possíveis alterações como o desvio de septo.
Entre em contato agora mesmo e agende uma avaliação com um de nossos especialistas.
Maior risco de cáries
O contato frequente da chupeta com bactérias presentes na borracha ou restos de alimentos pode favorecer o desenvolvimento e agravamento de cáries. Portanto, o acompanhamento odontológico infantil é essencial em todas as etapas do crescimento.
Não é bem assim. O uso prolongado pode, de fato, causar problemas, como discutido anteriormente. Além disso, a remoção da chupeta pode ser um desafio, portanto, o ideal é evitar seu uso.
Se for necessário, prefira chupetas ortodônticas, que são projetadas para respeitar as características da boca da criança e causam menos impacto no desenvolvimento. Além disso, limite o uso da chupeta até, no máximo, os dois anos de idade, pois o crescimento facial nessa fase ainda pode ajudar a minimizar complicações futuras.
Gostou de descobrir se o uso de chupeta pode afetar o desenvolvimento infantil? Como vimos, o uso prolongado pode ser prejudicial. Portanto, o acompanhamento com um dentista é fundamental durante a infância.
Para mais informações e consultas, você pode seguir o Dr. Marcelo Machado no Instagram @dr_marcelomachado ou solicitar contato diretamente através do site marcelomachado.odo.br. Oral Unic,