😣 O aparecimento dos dentes pode ser uma experiência desconfortável para um bebê, mas não é uma situação exclusiva: jovens entre os 15 e 21 anos podem experimentar algo semelhante com o siso. Daí surge a pergunta: como aliviar o desconforto do dente do siso?
Quando um dente está emergindo, pode causar dor de dente devido à inflamação na gengiva, conhecida como pericoronarite. Isso resulta em um desconforto que pode se espalhar pela estrutura óssea facial.
Então, como lidar com o desconforto do siso? Como aliviar a dor causada pelo dente em erupção? Continue lendo o artigo para descobrir mais!
O terceiro molar, popularmente conhecido como siso, é um vestígio de nossos ancestrais que já não tem espaço em nossa boca.
O siso, também chamado de terceiro molar, é um dente que normalmente se manifesta na cavidade bucal entre o final da adolescência e o início da fase adulta. Ele se localiza entre o segundo molar na parte superior e inferior da boca.
Em geral, existem quatro dentes do siso, dois na arcada superior e dois na inferior. Ele tende a ser a última dentição a surgir, aparecendo na infância e crescendo gradualmente. No entanto, ele pode surgir sem causar danos ou, em alguns casos, nem mesmo surgir.
A pericoronarite é um processo inflamatório que ocorre em um dente parcialmente coberto pela gengiva. Isso ocorre devido a uma higiene bucal inadequada e/ou quando o dente emerge apenas parcialmente. Isso é comum com o dente do siso impactado ou parcialmente impactado.
O dente do siso tende a se desenvolver entre os 15 e 21 anos de idade, durante o período de sua erupção.
No entanto, às vezes, ele não erupciona normalmente, o que o deixa inclinado ou retido dentro do osso maxilar.Isso acontece quando há espaço insuficiente para o dente do siso ou quando ele emerge na horizontal ou em uma posição deitada. Como resultado, ocorre a inflamação do siso, uma inflamação intensa dos tecidos moles ao redor.
A dor causada pelo dente do siso inflamado geralmente é atribuída à pericoronarite, a inflamação da gengiva, mas também pode envolver outros fatores, como: má posição dentária, reabsorção dos dentes vizinhos, lesões, irritação local, etc.
Independentemente disso, os sintomas do surgimento do dente do siso são facilmente reconhecíveis:
Dor intensa na área;
Gengiva inflamada devido ao inchaço ou abscesso;
Dificuldade em abrir a boca (trismo);
Mau hálito (halitose).
Se o dente do siso estiver impactado na arcada dentária, também pode causar dores de cabeça, dor na mandíbula e nos ouvidos. Em casos mais graves, pode até causar a inclinação de outros dentes ao redor. Agora que já entendeu os sintomas e como ocorre vamos para as 7 dicas práticas para aliviar a dor🦷
Para aliviar o desconforto causado pelo nascimento do dente do siso, é fundamental recorrer a medidas analgésicas. Ao combinar 200ml de água morna com uma colher (de sobremesa) de sal, você pode criar um remédio caseiro com propriedades analgésicas e anti-inflamatórias.
Realizar bochechos pelo menos 3 vezes ao dia com essa solução ajuda a aliviar a dor e reduzir a inflamação da região afetada. Basta movimentar suavemente a água pela boca por alguns segundos e depois cuspir!
Além disso, é possível aplicar compressas, tanto quentes quanto frias, para aliviar diferentes tipos de dor:
Compressas quentes são ideais para dores latejantes que se estendem até os ossos do rosto.
Compressas frias são mais adequadas para sinais de inflamação, como inchaço, vermelhidão e sangramento na gengiva.
Independentemente da temperatura, aplique a compressa na área externa onde o dente do siso está nascendo por 15 a 20 minutos, até 3 vezes ao dia.
Outra alternativa é utilizar medicamentos tópicos diretamente na gengiva inflamada para reduzir a dor e a inflamação. Consulte um farmacêutico para encontrar o melhor produto para o seu caso, como sprays ou géis contendo benzocaína.
Além dos medicamentos convencionais, os remédios naturais também podem ser eficazes para aliviar a dor do dente do siso inflamado. O suco de limão pode ser aplicado diretamente na gengiva ou misturado à água morna para bochechos. O chá-preto e a salsa também têm propriedades terapêuticas que podem ajudar.
Manter uma boa higiene bucal é essencial para prevenir o acúmulo de placa bacteriana ao redor do dente do siso, o que pode piorar a inflamação. Use uma escova de cerdas macias para limpar delicadamente a região e, se necessário, utilize um cotonete embebido em um antisséptico à base de Gluconato de Clorexidina a 0,12%.
Além disso, adapte sua alimentação para alimentos de textura macia ou pastosa, evitando alimentos duros que possam causar desconforto ao mastigar. Evite também alimentos muito quentes, pois podem agravar a inflamação na gengiva.
O siso nascendo pode ser uma experiência bastante dolorosa, assim como foi com o nascimento dos outros dentes. Contudo, o siso já não tem mais espaço na boca, por isso que é necessário diminuir a dor dele e até mesmo extraí-lo.
E como aliviar a dor do siso? 😃 O ideal é sempre buscar a ajuda de um profissional. Ele poderá realizar o diagnóstico preciso e indicará o melhor tratamento em que essa dor deixará de existir. Gostaria de solicitar uma avaliação? 😊 Clique Aqui e garanto que a Oral Unic vai te ajudar.
Entre em contato agora mesmo e agende uma avaliação com um de nossos especialistas.