Achou uma ferida no céu da sua boca? Então você está no lugar certo. As feridas no céu da boca podem assustar, especialmente quando apresentam dor, coloração diferente e a causa não é identificada.
Para tranquilizar e ajudar você, preparamos este conteúdo. Nesta leitura, você saberá o que pode causar essas feridas, o que fazer caso ocorram e como funciona o tratamento. Quer saber mais? Vem com a gente!
Machucados no interior da boca podem ser causados por estresse, trauma, alimentos ácidos ou picantes, deficiências nutricionais e outros fatores. Aqui estão algumas possíveis causas de feridas no céu da boca:
Herpes oral
Candidíase oral
Infecções bacterianas
Trauma (abrasão com alimentos duros ou pontiagudos)
Aftas
Estomatites e gengivites, infecções bacterianas, podem causar feridas no céu da boca. Além disso, elas podem ser sintomas de infecção pelo vírus da herpes simples e pelo fungo Candida albicans.
Se o céu da sua boca está vermelho e/ou doendo, pode estar lesionado. Além das causas já citadas (infecção viral ou bacteriana, aftas e traumas), pode ser devido a:
Queimaduras por consumo de alimentos e bebidas muito quentes
Reações alérgicas
Inflamação das glândulas salivares
Há relatos de pessoas que tiveram lesões na boca devido à infecção por coronavírus, entretanto, feridas no céu da boca não são um sintoma comum de COVID-19. Vale ressaltar que a doença pode apresentar uma ampla gama de sintomas e manifestações, e alguns pacientes podem relatar sintomas menos comuns.
Para saber como curar uma ferida no céu da boca, o primeiro passo é identificar a causa. Para isso, você deve visitar um dentista, que é o profissional especializado em saúde bucal.
Uma vez identificada a causa, o dentista orientará sobre o que fazer, como curar as feridas e tratar a doença ou problema que desencadeou o sintoma, se for o caso. Além disso, ele pode prescrever medicamentos para tratar infecções e aliviar o desconforto durante o tratamento.
O tratamento depende da causa da ferida no céu da boca. Entre os principais cuidados estão:
Uso de enxaguante bucal
Bochechos com água salgada
Analgésicos tópicos
Evitar alimentos ácidos e picantes
Manter a boca limpa
Evitar contatos irritantes
Hidratação
Evite fumar, mascar chiclete e consumir álcool, pois isso pode irritar ainda mais a ferida. Beber água ajuda na cicatrização e mantém a boca limpa. Tome remédio apenas com a orientação do dentista.
Quando o assunto é receitas caseiras, você pode fazer um bochecho com um copo de água morna, adicionando uma colher de chá de bicarbonato de sódio ou sal. Outra ideia é diluir uma colher de sopa de vinagre de maçã em um copo de água morna. Faça o bochecho e cuspa a mistura
Além do bochecho, é possível aplicar compressas na parte externa da boca, próxima à ferida. Mel e óleo de coco têm propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, então também podem ser aplicados sobre a ferida. Beber chá de camomila (cuidado com a temperatura!) também pode ajudar.
Se você está com feridas no céu da boca ou elas ocorrem com frequência, procure um profissional especializado para ajudar na identificação do problema e tratamento. Você pode agendar uma avaliação gratuita com o Dr. Marcelo Machado da Oral Unic. Se quiser tirar suas dúvidas antes, entre em CONTATO!
Entre em contato agora mesmo e agende uma avaliação com um de nossos especialistas.